Translate

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Primeiro dia: Sabará

Sabará estava a menos de uma hora da hospedagem e, para não sacrificar os cachorros, deixamos os dois no apartamento (mais uma vantagem de se estar em um espaço exclusivo).

A primeira impressão é que  pouco sobrou para ser visto, mas começamos pelo roteiro e visitamos a primeira igreja.

Nossa Senhora do Ó

O que se deve deixar bem claro é que tudo é pago em Sabará. As igrejas estão cobrando, em novembro de 2022, R$ 5,00.

Se você está acompanhando o roteiro, sabe que a primeira igreja a ser visitada é a Nossa Senhora do Ó.

A igreja está precisando de manutenção, se tivesse que falar algo seria para visitarem enquanto ainda há o que ver, pois as gravuras estão desaparecendo.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Na Praça Getúlio Vargas temos um chafariz antigo e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Em minha opinião, o grande problema desses monumentos antigos, é a permissão de passagem de veículos e estacionamento muito perto. Dificilmente conseguimos uma foto limpa desses elementos modernos.

Essa igreja está mais bem conservada e podemos ver imagens lindíssimas.

Gostaria que observassem os cabelos de algumas imagens. A maioria parece ressecado e feio, mas não podem ser trocados, pois são naturais. Isso mesmo! São cabelos de pessoas que, ao alcançar uma graça, doou para a imagem.

Chafariz

O mais triste nesses chafarizes é que a maioria não funciona.

Nem sempre encontramos as igrejas abertas e, algumas cidades, como Serro e Diamantina, estão com a mania FEIA de só abrir a igrejas de quinta a domingo e de 8 às 12. O turista roteirista acaba perdendo dias de passeio, ou não consegue visitar tudo que gostaria.

Que feio Minas Geais!

A visita ao Museu do Ouro vale muito a pena!

A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi outra que encontramos fechada.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Na verdade, essa igreja ficou sem terminar por conta da abolição da escravatura. Dentro tem uma capelinha que estava fechada.

Teatro Municipal de Sabará

O Teatro Municipal de Sabará ou Casa de Ópera é simplesmente lindo e tem uma acústica maravilhosa!
  As cadeiras, apesar de não serem originais, têm apenas 180 anos!
  A cadeira que pertenceu a D. Pedro II estava para manutenção e desapareceu! Uma pena!
  Não deixem de visitar!
  É lindo e é uma das poucas coisas de graça em Sabará.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Quando passamos pela Nossa Senhora do Rosário estava fechada, mas resolvemos votar e valeu a pena, pois as obras de Aleijadinho já pagam a visita.

Vejam que lindo esse quadro!

Igreja de São Francisco

Essa é a Igreja de São Francisco que também se paga para entrar e que chegamos perto da hora de fechar e, enquanto fomos procurar uma queijaria, ela fechou.

Chafariz do kaquente

Esse Chafariz ainda funciona, mas a água não sai muito geladinha como em outros, mas vale a parada.
  Já era umas 5 da tarde quando resolvemos voltar para nosso porto seguro em Betim.

Quer acompanhar essa aventura?