A intenção do dia era conhecer o Instituto Inhotim e depois dar uma volta por Brumadinho, mas no final do dia a gente estava muito cansado e não queria ir para lugar nenhum.
Vou fazer um resumo sobre Inhotim: Antes era uma vila, mas Bernardo Paz precisava de locais para colocar as instalações de arte que comprava, então foi comprando casas e colocando suas obras e acabou comprando a vila inteira.
Ainda tem alguns poucos moradores na parte alta da vila.
Eu posso dizer que eu não gostei. Eu não entendi essa arte atual, embora a tenham me dito que a proposta era fazer uma arte que não precisava de contexto para ser entendida, que bastava olhar.
As formas geométricas dão a tônica da arte contemporânea que ocupa espaços imensos e não consigo ver como arte dois barquinhos de madeira no meio de um lago piscando luzes.
Mas como disse, eu não entendo de arte.
Há alguns jardins e até os bancos e mesas são obras de arte assinadas.
Para todos os lados que o visitante andar verá instalações de arte.
Como eu falei, era uma vila, então, prepare-se para andar. Manter a mente aberta também é um bom conselho, pois algumas instalações não têm uma lógica.
Quando fomos havia 2 visitas guiaras e isso ajuda muito a entender a lógica dos autores para as obras.
Também não pense que conseguirá ver tudo em apenas um dia, pois é realmente um lugar muito amplo e com muitas instalações. Há a opção dos “carrinhos” que, por um lado agilizam e de outro atrapalham, pois acaba fazendo o visitante perder alguns jardins. Mas, sem dúvida, dá para ver mais coisas, mais rápido e menos cansativo.
Se você está indo pela primeira vez, faça o passeio guiado e pegue um transporte.
Essa é uma instalação artística de Lygia Pape. Essa instalação representa teias de aranha vista por vários pontos de iluminação. Segundo informado, a artista morreu antes de ver a sua obra no local, mas deixou as instruções para que fosse montada.
A construção onde está instalada a obra de Lygia Pape tem a representação de uma caverna.
Terminamos o dia na instalação de Yayoi Kusama. A instalação está em um imenso lago e são bolas de metal que mudam de posição conforme o vento.
Essas são apenas algumas das coisas que o visitante verá no Instituto Inhotim.
O dia terminou e voltamos para o apartamento em Betim. Aliás, que lugar bom!
Mas isso é uma outra conversa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para mim e em breve irei respondê-lo.