Translate

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Viajando para Gramado – Parte II

Quando optei por alugar um carro foi porque sabia que a maioria das atrações fica na estrada entre Gramado e Canela.
 Não deixe de conferir no seu Prime Gourmet quais são os ingressos a que tem direito e os dias em que pode usar.

Entrada do Mundo a vapor

Eu tirei a manhã para ir ao Mundo a vapor.
 O Mundo a vapor é simplesmente maravilhoso, pois aprendemos um pouco sobre as máquinas a vapor e vemos o seu funcionamento e máquinas miniaturas. As maquinas do Mundo a vapor funcionam e fazer papel, telhas, vergalhões e outras pequenas coisas.

Perde-se a manhã inteira por lá, mas vale a pena.
Na mesma estrada ainda há o Reino do Chocolate, Harley Motor Show, Salão dos Carros, Museu da Moda... Basta escolher um lugar para entrar e se divertir.

Depois do Mundo a vapor fomos dar um passeio pela cidade de Canela. Pela cidade visitamos a igreja matriz, admiramos a arquitetura e voltamos para Gramado.
 Em Gramado jantamos em uma churrascaria do nosso Prime e voltamos para o nosso hotel.

Taj Mahal em chocolate branco

No dia seguinte fomos ao Mundo de Chocolate.
 Se tem uma palavra para definir o local é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

No final do passeio você pode comer todo o chocolate que conseguir. Eu tentei comer um quilo, um quilo e meio, mas não consegui, rs.

Bar gelado e Casa do capitão Jac

Depois fomos até o Mundo Gelado do Capitão. Essa atração é o bar mais gelado da América Latina: -24 graus. Posso dizer que, embora eles nos forneçam casacos, faltam botas de borracha, pois é realmente frio.

Casa do Capitão Jac - Museu Náutico

Durante o dia, o bar não funciona, mas temos o direito de visitar o museu náutico e, um pouquinho a mais, pode-se visitar a coleção de carros em miniaturas e ainda ganhamos um ingresso para visitar A Mina.
 Foi o que fizemos. O museu náutico tem inclusive algumas peças legítimas de naufrágio, muito interessante e a coleção de miniatuaras impressiona.

Miniaturas de carros

Como ainda tinha um ingresso, fomos até “A Mina” que fica localizada na estrada para Nova Petrópolis.

Entrada da Mina

Não é uma mina de verdade, e sim uma representação de uma mina e no final do passeio tem uma lojinha vendendo peças com pedras.

No jantar optamos por um rodízio de fondue no St. Gallen. O restaurante tem um clima romântico, ideal para casais apaixonados. A iluminação amarelada e as velas que são acesas nas mesas dão um clima mais que especial ao restaurante.

Labirinto visto de fora

Como não dá para ir para Gramado, Canela sem dar uma passadinha por Nova Petrópolis e conhecer o seu “labirinto vivo”, fomos no dia seguinte para lá.
 O labirinto está na praça central de Nova Petrópolis e a brincadeira é chegar até o seu centro.

Final do Labirinto

Aliás, a praça é linda e vale a pena tirar muitas fotos por lá.

Praça de Nova Petrópolis

Foi na praça de Nova Petrópolis que tive noção do verdadeiro amor do gaúcho pelo chimarrão, pois na praça tem um “Chimarródromo”, isto é, um lugar com torneiras de água quente para que as pessoas possam abastecer o seu chimarrão.

Em Nova Petrópolis visitamos o parque Aldeia do Imigrante. O parque tem uma verdadeira cidade montada dentro dele mostrando como eram as casas dos imigrantes. Com peças originais, as casas foram desmontadas do seu lugar original e montada no parque.

Entrada do parque

Compramos um City Tour e foi o que fizemos no dia seguinte. Tem lugares que não dá para conhecer sozinho, então compramos um City Tour por Gramado e Canela.

Pena que isso aconteceu depois de já termos percorrido metade dos passeios, mas valeu porque fomos até a fábrica de Cristais de Gramado, ao Parque Estadual do Caracol e Adega Tradição.
  Na parte da tarde fomos ao Museu Medieval. Não dá para chamar de museu, mas é interessante para quem quer descobrir a origem do seu sobrenome. Mas achei meio caro.

Um pouco do Parque das Lavandas

Passeamos também pelo Parque das Lavandas.  O lugar é muito bonito, bem conservado e rende fotos muito bonitas.

Entrando no Trem

No sábado fomos para o passeio no Trem do Vinho.
 Compramos um pacote com direito ao trem, epopeia italiana, visitas a vinícolas, malharias, fábrica da Tramontina, enfim, o pacote completo.
 Esse Trem do Vinho é um espetáculo a parte. Não é qualquer viagenzinha de "Maria Fumaça". Tem espetáculos dentro do vagões e vinho nas paradas. Não deixem de fazer o passeio. O grande problema, a meu ver, é que tem que reservar antes.

Na epopeia italiana assistimos uma espécie de teatro que mexe com nossos sentidos, pois sentimos cheiros e caminhamos pelos cenários. E tome vinho!

Ator da epopeia

Estivemos na vinícola Garibaldi. A vinícola Garibaldi é uma cooperativa que reúne diversos produtores de vinho de Bento Gonçalves.E tome vinho!

Entrada da Vinícola

Essa é a hora em que os vinhos são apresentados e degustados.

Cantina Tonet

Também estivemos na vinícola Tonet. Lá tivemos contato com o parreiral, as pipas e o vinho para degustação.

Domingo do Snowland!
 Como já tinha marcado antes da minha viagem, domingo seria dedicado ao parque temático.  Tem alguns cuidados que você tem que ter para ir ao parque: leve duas meias e um gorro de lã.
 O parque está a -5 graus. Não é um frio cortante como o do bar de gelo, mas é frio. Para aproveitar o dia inteiro tem que estar bem quentinho.
 A roupa que nos fornecem é suficiente para barrar o frio, fique tranquilo.
A diversão está garantida nesse parque, aproveite para ficar o dia inteiro.
 No local há uma praça de alimentação, mas não espere encontrar nenhuma marca famosa, mas dá para comer bem.
 Quando fomos era fora de temporada e as filas estavam em nível normal, mas acredito que em temporada seja bem mais difícil de aproveitar o parque todo em apenas um dia.
 Neve, neve, só de mentirinha durante o espetáculo, mas não é por isso que a gente vai ficar emburrado e não vai aproveitar. Além disso, o teto dá a impressão de que estamos a céu aberto e fica muito bacana nas fotos.

Esse foi o meu passeio por Gramado/Canela.