Arsenal da Marinha Brasileira |
O centro do Rio de Janeiro foi revitalizado. Deixou de ser aquela coisa escura e suja que dava até pavor de caminhar pelas ruas.
Porém não se iluda, não dá para caminhar esticando a mão para tirar uma selfie sem pensar que a qualquer momento irá aparecer alguém e levá-lo. Joias também não devem ser usadas, mas ainda sim o passeio vale.
A Orla Conde começou a existir após derrubarem o viaduto da perimetral – aquele que as vigas desapareceram e ninguém sabe onde estão até hoje. Onde antes havia um espaço sujo e escuro, há uma região ampla, arborizada e com ciclovias.
Durantes as Olimpíadas, o local foi chamado de Boulevard Olímpico, pois no local havia várias “casas” de países que estavam na Olimpíada do Rio de Janeiro.
São três quilômetros de atrações e lazer!
Para chegar até a Orla Conde a melhor opção é o Metrô e o VLT.
Teatro Municipal |
Você deve ir até uma estação de Metrô e pegar o trem da linha 1 até a estação Cinelândia. Pegue a saída A, Teatro Municipal.
Atenção nesse ponto. Apesar das ações do “Centro Presente”, a Praça da Cinelândia não é um local para ficar despreocupado, então, apesar do Teatro Municipal ser um local lindo, fique atento antes de tirar aquela selfie ou tirar da bolsa aquela super câmera.
A última vez que estive por lá a saída do Metrô estava cheia de moradores de rua, então preste muita atenção no local.
VLT |
Em frente ao Teatro Municipal, à direita, tem um ponto do VLT. Pegue sentido Praia Formosa e desça em Utopia Aquário. Esse é o começo da Orla Conde.
Aqua Rio - Aquário |
Comece o seu passeio pelo maior aquário da América Latina. São 26 mil metros quadrados de área construída e mais de 8 mil animais de 350 espécies deferentes. O Aqua Rio também tem um museu de cera, um tanque de mergulho, um museu de ciências e um museu do surf. Não esquecendo da atração que as crianças mais gostam: os tanques de toque.
Dá para passar horas bem agradáveis no aquário.
Seguindo os trilhos do VLT você verá o maior mural do mundo. Isso mesmo! É o maior do mundo reconhecido pelo Guiness.
Mural Todos Somos Um |
O “Todos somos um” é um mural de 15 metros de altura por 170 de largura e foi criado pelo paulistano Kobra e contém o rosto dos primeiros habitantes dos cinco continentes.
Seguindo a Orla você chegará até a Praça Mauá e de um lado tem o Museu do Amanhã e do outro o Mar.
Você pode comprar entradas para os dois museus, pois sai mais barato.
Museu do Amanhã |
Mar |
O Museu do Amanhã discute o futuro do planeta e é totalmente tecnológico e o Museu de Arte Moderna tem exposições de artes, palestras e debates.
Pedra do Sal |
Só nessa sugestão você já passou o dia inteiro no local, mas se ainda sim quiser continuar, pode se afastar da Orla Conde e ir até a Pedra do Sal, onde todas as segundas e sextas acontecem uma roda de samba gratuita às 20 horas.
Outra opção, para quem não quer ir ao Aqua Rio:
Vá de Metrô até o Teatro Municipal, pegue o VLT e então desça na Parada dos Museus.
Chama Olímpica |
Siga pela Orla fazendo o contorno na Baía de Guanabara, seguindo sempre em frente, passando pela Chama Olímpica, vá até o Espaço Cultural da Marinha.
Espaço Cultural da Marinha |
Conheça o interior do Submarino Riachuelo, do Contratorpedeiro Baurú e do helicópteco Sea King.
Faça uma visita pelo Museu Marítimo e veja a Galeota Dom João VI, construída em 1808 em Salvador, para que a família real passeasse pela Baía de Guanabara.
De quinta a domingo é possível fazer um passeio com o Rebocador Laurindo Pitta . O passeio custa 36,00 e dura, em média 1 hora e 30 minutos.
Também no espaço da Marinha do Brasil, tem o passeio com a Escuna Nogueira até a Ilha Fiscal.
A Ilha Fiscal ficou conhecida como a ilha em que foi realizado o último baile da família real brasileira que aconteceu no dia 9 de novembro de 1889.
Os dois passeios são acompanhados por guias de turismo e são bem interessantes.
Nos link você encontra todas as informações sobre horários e preços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para mim e em breve irei respondê-lo.