Translate

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

As cavernas de Botuverá









    Não queria passar por Santa Catarina sem visitar as Cavernas de Botuverá.

    Nunca tinha feito um passeio do tipo e pensei que poderia ser uma experiência muito interessante, mas foi mais que isso, foi uma experiência visual e sensorial e que jamais vou esquecer.












    As Grutas de Botuverá ficam na localidade de Ourinho, a 15 km do Centro de Botuverá. Possuem, aproximadamente, 1200 metros de extensão e são compostas por vários espeleotemas (esculturas feitas pela água), tais como travertinos, cortinas, couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites, estalagmites e passagens distribuídas em labirintos e salões. Constitui um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos.












    No dia em que fomos estava vazio, mas em finais de semana ensolarados há uma disputa muito grande pelos ingressos, portanto, se você pretende visitar, opte por comprar ingressos antecipadamente.

   As gruta estão localizadas dentro de um parque e há possibilidade de se fazer churrasco no local, como na maioria dos parques de Santa Catarina.

    O lugar é simplesmente lindo e o visitante pode aproveitar para passear por suas trilhas.

    Como chegamos muito cedo para a primeira visita, demos uma volta pelo parque para aguardar o passeio. 












    O passeio pelas grutas só pode ser feito de tênis e capacete – que é fornecido pelo parque – e acompanhado por um guia conhecedor de geologia que conta sobre a história da formação do local.

    Quando a guia nos informou que visitaríamos apenas três salões, confesso que na hora fiquei um pouco decepcionada, entretanto, após descer e subir por dentro das cavernas, percebi que seria realmente complicado tentar fazer mais, pois é muito cansativo. 













    A guia caminha com desenvoltura com as mãos para trás, pois é proibido se apoiar nas rochas e, mesmo que não fosse, se o visitante se apoiar, certamente irá sair com as mãos cheia de fezes de morcegos. Sim, morcegos!

    Segundo o site do parque, há mais de sete espécies de morcegos, mas não vimos nenhum, apenas ouvimos.

    O visual dos salões são realmente uma coisa maravilhosa, mas o ponto alto da visita aconteceu quando a guia desligou as luzes para que pudéssemos prestar atenção no gotejamento contínuo que continua a modificar o local.












    Infelizmente não pode levar nada nas mãos ou nos bolsos, por motivos óbvios, pois se os visitantes se distraírem podem se acidentar.

    O local conta, também com uma iluminação suficiente para ver as cavernas, mas não é suficiente para causar ofuscamento.

    Resumindo: o passeio é imperdível!

    Se estiver passeando na região, não deixe de dar uma passada por lá para ver essa maravilha da natureza!






OBS: A minha foto foi titada com um Banner no local, as outras fotos se encontram na internet e não sei como foram feitas, pois não nos permitiram levar nem o celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para mim e em breve irei respondê-lo.

Entre em contato e vamos trocar ideias!

Nome

E-mail *

Mensagem *